27 de Abril | 2015

Economia de energia x Conforto térmico

ar_economia

É comum achar que um sistema de climatização bem dimensionado é aquela que faz bastante frio, pelo contrário, aquele bastante frio está jogando dinheiro fora através da conta de energia.

Erroneamente também ainda vendem sistemas, mesmo pequenos para residências, dizendo: “compre essa máquina maior porque ela vai trabalhar menos”. Cuidado, isso é um engano!

O correto é aquela máquina que foi bem dimensionada, levando-se em conta todas as fontes de calor, janelas, quantidade de ocupantes no ambiente, tipo de atividade e etc. Depois disso, se define a capacidade e modelo da máquina, essa terá a capacidade de modular de acordo com as condições impostas a ela, principalmente se for do tipo inverter.

Quando se tratar de um sistema de residência, aí vai uma dica: Procure manter uma temperatura regulada cerca de 6 a 8°C mais baixa que a exterior se for um dia ensolarado, se for à noite ou dia de chuva, apenas de 3 a 5°C, mas também avaliando a ventilação, mantendo-se bem amena para não gerar desconforto.

Se o sistema esquentar ou se sentir desconforto, provavelmente o sistema não está bem dimensionado e sua conta de energia ficará bem alta. Caso esteja tudo certo, com essas pequenas alterações, você verá que a conta cairá bastante no final do mês.

Compartilhe