14 de Abril | 2015

Por que contratar um projeto?

new-contratarprojeto

Muito se discute quando o assunto é projeto complementar. Quando da construção de um empreendimento seja ele residencial ou comercial, a ênfase que é dada sempre é no projeto de arquitetura e estrutural, porém, existem outros projetos tão importantes quanto esses, que complementam a instalação.

São eles o elétrico e hidrossanitário que geram conforto, climatização e exaustão/ventilação. O mais comum é que a esses projetos não sejam dadas as devidas importâncias, mas se analisarmos de forma criteriosa, veremos que o fato de contratar um profissional para elaboração desses diferentes projetos, gerarão uma redução de custo de instalação, devido ao correto dimensionamento, uma certeza do bom funcionamento e da segurança que essa instalação vai oferecer.

Outro fundamental fator é que, além de projetos bem dimensionados, econômicos e que funcionem bem, por trás haverá uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) que o profissional emitirá para o cliente, ou seja, tudo conforme as leis e normas vigentes e com a segurança garantida aos ocupantes.

Problemas mais comuns em instalações sem projetos

Quem nunca se deparou num apartamento ou casa que, quando se abre uma torneira, acaba a água do chuveiro? Ou vice e versa? Isso é problema de dimensionamento!

E quando ligamos nosso ar condicionado, ou mesmo estamos em um restaurante ou teatro e o ambiente fica insuportável de repente, isso pode ser um indicativo de falta do correto dimensionamento do sistema.

Compartilhe